TCL Turbinas

Como escolher turbina para motor? Saiba o tipo ideal para o seu carro!

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Tipos de turbina para carros

Conheça os principais tipos de turbinas disponíveis no mercado e saiba qual é a ideal para o seu motor.

O mercado de turbinas cresce cada vez mais e já possui diversas fabricantes e modelos, o que pode tornar a escolha mais complicada. Afinal, com tantas opções, qual turbina usar no meu carro? 

Essa dúvida é muito comum para quem deseja turbinar o veículo e melhorar o desempenho do motor, por isso desenvolvemos este post! Se você quer saber quais os principais tipos de turbina para carros, continue a leitura. 

Como escolher turbina?

Para saber como escolher turbina, vamos entender melhor o funcionamento de um turbo. Essa peça é desenvolvida com o objetivo de aumentar o rendimento do motor a partir da sobrealimentação, ou seja, o aumento da massa de ar admitido pelo cilindro. 

Para isso, o sistema do turbocompressor é dividido em duas partes: a parte quente é relacionada a turbina, que transforma a energia de escape em energia mecânica para rotacionar a peça, transmitindo energia ao compressor e aumentando o volume de ar admitido. 

Já a parte fria corresponde ao compressor e é responsável pela compressão do ar admitido. Ele aproveita a energia dos gases de escape coletada pela turbina e a fornece para o sistema de admissão.

Na hora de decidir qual turbina usar, lembre-se de que isso depende de diversas características do seu carro e do produto. Para melhorar o desempenho do motor com turbos, é preciso escolher um modelo correspondente às configurações do seu motor. 

Tipos de turbina para carros

Agora que já entendemos melhor o funcionamento do motor com turbo, vamos conhecer os principais tipos de turbinas? Separamos 3 marcas muito conhecidas do mercado e vamos falar sobre alguns modelos desenvolvidos por elas.

Saiba quais os principais tipos de turbina do mercado:

  1. Turbos BorgWarner

A marca BorgWarner produz alguns dos tipos de turbina para carros mais comprados do mercado e não é à toa: a empresa oferece uma variedade de modelos. Utilitários, caminhões e ônibus são ótimas combinações. 

O turbo BorgWarner K14, por exemplo, é uma ótima opção para carros 1.3 e 1.4 que desejam chegar a até 200 cv. Já o modelo S400 é mais potente, atendendo bem motores de até 700 cv. É um turbo específico para arrancadas que aguenta até 4 kg de pressão. 

  1. Turbos Garrett

A marca Garrett oferece tipos de turbinas para diversos motores, desde caminhões e ônibus até pick-ups, SUVs e utilitários da Volkswagen e Volvo, por exemplo. 

O Garrett G42-1200 Compact, por exemplo, chega a produzir até 1.200 cv e possui dimensões menores para se adaptar melhor aos motores (indicado para motor 2.0). Já o G25-550 funciona bem com motores 1.4 a 3.0, chegando a até 660 cv. 

  1. Turbos Holset

Caminhões da Volkswagen e máquinas Case se dão muito bem com os tipos de turbinas produzidos pela Holset. Os destaques no Brasil são os modelos com geometria fixa, sistema de duplo estágio, valvulado e os turbos com geometria variável. 

A empresa produz peças para veículos comerciais a diesel, mas tem ótimas opções para carros como o HX35, ideal para motores 1.8 e 2.0. 

Agora que você já sabe quais os principais tipos de turbina, já pode escolher a peça ideal para o seu motor. E você pode encontrar todas essas marcas aqui na TCL Service!

Acesse nosso site para entrar em contato com nossos especialistas e conhecer os modelos disponíveis em nossos catálogos. 

Veja mais conteúdos

Deixe seu comentário

Sobre a TCL

A TCL é uma empresa que marca sua presença no segmento de turbos e compressores de ar há mais de 30 anos, sendo reconhecida por seus clientes devido a sua qualidade e princípios éticos. 

Recent Posts

Contate-nos

Deixe nos lhe ajudar?

Receba nossas novidades

Conteúdos especiais para você!