TCL Turbinas

Como saber se um turbo é original?

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Está em dúvida se o seu turbocompressor é verdadeiro? Confira as maneiras de verificar a sua legitimidade.

Quando você adquire um turbocompressor, precisa se certificar de que ele é legítimo, já que nem sempre tudo é devidamente documentado e legalizado por algumas marcas. Abaixo você poderá conferir as maneiras de identificar um turbo legítimo para ter certeza na hora de comprar ou de analisar o seu.

Entendendo a função do turbo

O turbocompressor é uma peça acoplada ao motor que funciona a gás. Ele injeta ar no motor, o que causa a combustão, aumenta a densidade e por consequência cria potência para que o veículo consiga se locomover. É uma peça indispensável para o veículo.

Adquirir uma peça de má qualidade pode acarretar em diversas consequências. Uma peça de má qualidade pode vir a danificar o próprio motor ou outros componentes do automóvel e gerar muito prejuízo para o comprador. Por isso, além de adquirir de fontes confiáveis, você também deve sempre cuidar da manutenção.

O fator da segurança também é indispensável já que o funcionamento do motor, principalmente para quem dirige diariamente por longas distâncias, em alta velocidade ou com veículos muito pesados. É imprescindível ter todas as peças em dia.

Confira a plaqueta de identificação do turbocompressor

É a melhor maneira de conferir se seu turbocompressor é verdadeiro. A placa de identificação fica acoplada à qualquer turbina e contém diversos dados importantes que você pode conferir. Uma peça ilegítima provavelmente não terá plaqueta ou ela estará adulterada. Você pode facilmente checar os dados online. Confira abaixo para entender melhor:

  • Número da peça OEM: é a sigla para Original Equipment Manufacturer, a tradução literal seria “número original do fabricante” que define exatamente o que esse número significa. O OEM é o número que cada fabricante dá para sua peça
  • Número de série: cada turbina possui um número de série diferente. É basicamente o código que identifica a peça. É o mais difícil de burlar. Ao buscar informações online, com certeza, descobrirá se sua peça é ou não legítima
  • Número da peça dado pela empresa: Cada empresa que vai distribuir e vender as peças também dá um número para as turbinas. É tão preciso quanto o número de série e por ser uma empresa distribuidora, provavelmente aquela pela qual você adquiriu a turbina, fica mais fácil entrar em contato e buscar informações para verificar se seu um turbo é legítimo

Verificando as informações da plaqueta

Para verificar as informações do número da peça, OEM e número de série, você pode tomar algumas medidas. Primeiramente pode entrar em contato com a empresa fornecedora e se informar. É a escolha mais simples e muitas vezes a mais efetiva.

Também pode consultar online, mas para isso precisará se orientar com a empresa em específico, pois o procedimento com cada uma é diferente. Existem outras informações além do OEM e do número de série, onde você pode verificar se um turbo é legítimo, como aqueles que são expedidos por instituições regulamentadas. Um exemplo é o Instituto de Qualidade Automotiva.

Certifique-se da veracidade do produto na hora da compra

Uma das características mais importantes para saber se um turbo é original é a embalagem. Suspeite de qualquer produto que não esteja devidamente embalado e lacrado. Se estiver adquirindo produtos seminovos ou usados, pode abrir uma exceção, mas ainda assim busque garantias por meio dos números da plaqueta.

É possível que até mesmo embalagens sejam, de alguma maneira, adulteradas, por isso atente-se aos mínimos detalhes na hora de comprar. Na dúvida, confira o número de série ou da empresa e entre em contato antes de finalizar a compra. Eles também poderão te orientar caso esteja em dúvida sobre como saber se um turbo é original.

Onde adquirir turbos originais?

Agora que você já entendeu como descobrir se seu turbocompressor é original, saiba que a melhor opção é prevenir em vez de remediar e adquirir produtos de lugares confiáveis. Conheça o site da TCL Service e confira os melhores turbo compressores, com garantia de qualidade e originais. Você pode conferir as plaquetas e quaisquer outros dados que achar necessário.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da TCL Service e confira produtos de qualidade para seu veículo

Leia também: Funcionamento de um turbo

Veja mais conteúdos

Deixe seu comentário

Sobre a TCL

A TCL é uma empresa que marca sua presença no segmento de turbos e compressores de ar há mais de 30 anos, sendo reconhecida por seus clientes devido a sua qualidade e princípios éticos. 

Recent Posts

Contate-nos

Deixe nos lhe ajudar?

Receba nossas novidades

Conteúdos especiais para você!