TCL Turbinas

Cuidados com o motor do caminhão: siga as dicas e conserve o seu veículo

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Cuidados com o motor do caminhão

Todo motor de veículo requer cuidados mínimos. Principalmente o de um caminhão, que possui algumas particularidades. Lembre-se de que o motor é como se fosse o coração do automóvel. Por isso, é essencial que o caminhoneiro preste bastante atenção.

Uma manutenção efetiva no motor pode garantir vida útil ao seu caminhão, além, é claro, de diminuir os riscos de acidentes. Outro benefício é que você irá reduzir os custos.

Qual caminhoneiro não deseja tudo isso? Seguindo as dicas a seguir, você poderá manter a saúde do seu veículo em dia e pagará um valor em conta em caso de problemas.

Fique atento às dicas!

Observe a situação do óleo do motor

Por conta da correria do dia a dia, às vezes o simples ato de trocar o óleo do motor do seu caminhão pode passar despercebido. Porém, para que você evite maiores problemas, ficar atento quanto a esse item é fundamental.

Confira, de tempos em tempos, como está o nível da vareta do óleo. Além disso, veja se ela possui algumas manchas, borras ou resíduos metálicos. Para finalizar, é imprescindível seguir os prazos do fabricante para a troca.

Faça a checagem dos filtros de óleo

Pegando a dica anterior como gancho, fazer a checagem dos filtros de óleo é outra recomendação bem importante.

Especificamente no Brasil, o diesel mantém um alto nível de enxofre, que prejudica o motor do caminhão e ainda pode carbonizar os anéis.

Por isso, você deve se atentar à manutenção do filtro de óleo. Isso irá segurar o enxofre. Consequentemente, ele deve ser trocado de tempos em tempos.

No mais, fique sempre atento ao manual do seu veículo e aos prazos corretos para a realização da troca.

Certifique-se de manter o tanque sempre cheio

Saiba que a falta de combustível pode fazer algo pior do que atrapalhar o seu desempenho durante uma viagem.

Deixar o caminhão com pouco combustível pode representar um aumento da quantidade de sujeira por metro cúbico de litro.

Dessa forma, a chance dessas partículas passarem pelo filtro e danificarem o motor é ainda maior.

Por isso, nunca deixe o tanque chegar quase na reserva. Abasteça sempre em postos da sua confiança.

Fique atento aos mínimos sinais

Alguns pequenos sinais podem indicar que há algo de errado com o motor do seu caminhão. Ficar atento a eles é essencial.

Veja como está o consumo de óleo e combustível, se existe excesso de fumaça saindo do escapamento, perda de potência ou ruídos estranhos.

Cuide dos purificadores de ar

 Ao longo de uma viagem, um caminhão enfrenta muitos obstáculos, como, por exemplo, estradas de terra, buracos, etc. Logo, o acúmulo de sujeira pode ser grande. Existe a chance dessas partículas serem aspiradas pelo motor do caminhão, caso não tome os cuidados certos.

Dessa forma, após cada viagem, faça a limpeza efetiva dos purificadores de ar. Faça a retirada e bata de maneira leve a parte de borracha no chão.

Assim, ele irá soltar o barro e outras sujeiras que estiverem acumuladas.

Gostou das dicas, caminhoneiro? Cuidar da saúde do motor do seu caminhão traz muitos benefícios. Principalmente a diminuição de acidentes. Riscos desnecessários serão evitados e você não terá transtornos.

Leia também: “Aumente a vida útil da turbina do seu caminhão”.

Em caso de dúvida, entre em contato conosco. A TCL está a sua disposição. Será um prazer te ajudar!

Veja mais conteúdos

Deixe seu comentário

Sobre a TCL

A TCL é uma empresa que marca sua presença no segmento de turbos e compressores de ar há mais de 30 anos, sendo reconhecida por seus clientes devido a sua qualidade e princípios éticos. 

Recent Posts

Contate-nos

Deixe nos lhe ajudar?

Receba nossas novidades

Conteúdos especiais para você!