TCL Turbinas

Sistema compressor de ar: saiba como funciona os freios dos caminhões

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Compressor

Você deve se perguntar: como funciona um sistema de freios para caminhões? Afinal, parar com eficiência um veículo carregado com 50 ou 60 toneladas não é uma tarefa simples. A resposta está no sistema compressor de ar.

A segurança é sempre um quesito fundamental. Principalmente em viagens longas nas estradas e rodovias do Brasil. Por isso, os freios do seu caminhão precisam passar por uma manutenção constante.

Em alguns casos, as falhas no equipamento de frenagem acontecem devido a falta de um trabalho preventivo nos componentes do sistema. Por isso, é essencial prezar por uma manutenção constante.

Com base no que foi apresentado, iremos apresentar como funciona os freios dos caminhões, com base no sistema compressor de ar. Continue lendo!

O sistema compressor de ar e o seu interior

Os freios dos caminhões são totalmente equipados com um sistema pneumático e trabalham com base no compressor de ar.  Ele mantém o ar comprimido e o envia para um regulador, que controla a pressão de trabalho dos freios.

Em síntese, o excesso de ar produzido pelo compressor é jogado para a atmosfera, regulando a sua pressão. Dessa forma, os quatro circuitos conseguem fazer o trabalho de redistribuição da pressão.

Consequentemente, o compressor tem o seu cabeçote resfriado pelo líquido do sistema de arrefecimento do motor. Porém, ainda existem cabeçotes que são resfriados a ar.

O sistema de dutos

Os freios possuem dutos que se direcionam para o eixo traseiro e para o eixo dianteiro.

Também existem dutos direcionados para o freio de estacionamento e outra saída que possibilita o acionamento da buzina, do freio motor e também de outros dispositivos do caminhão.

Caso ocorra a queda de pressão em um dos dutos, o outro funciona normalmente e o trabalho de frenagem não fica totalmente inoperante.

Os cuidados que você deve ter com os freios

Apesar de muitos caminhoneiros ficarem atentos à manutenção dos freios pneumáticos que são colocados no cavalo mecânico, eles se esquecem da frenagem nas carretas.

A falta de manutenção pode provocar um desgaste maior nos freios de todo o conjunto: tanto do cavalo, quanto da carreta. Além disso, é importante que os sistemas dianteiro e traseiro dos freios estejam sempre equilibrados.

Outro cuidado fundamental está na avaliação de possíveis vazamentos nas válvulas. Elas precisam ser trocadas nesses casos.

Os problemas de vedação e desgastes de cilindro no compressor podem contaminar essas válvulas e o reservatório úmido com óleo do motor ou água. Dessa forma, faça sempre a limpeza do circuito e troque o secador, se necessário.

Durante o artigo você entendeu como funciona os freios de um caminhão, com base no sistema compressor de ar. Agora, cabe a você, caminhoneiro, tomar os cuidados necessários para que o seu veículo tenha uma vida útil longa.

Caso queira contar como uma manutenção efetiva no compressor de ar do seu caminhão, conte com a TCL Service.

Proporcionamos manutenções preventivas e corretivas com pronto atendimento; peças originais e mão de obra especializada, além de um pós-venda com atendimento de qualidade e ágil.

Solicite um orçamento agora mesmo!

Veja mais conteúdos

Deixe seu comentário

Sobre a TCL

A TCL é uma empresa que marca sua presença no segmento de turbos e compressores de ar há mais de 30 anos, sendo reconhecida por seus clientes devido a sua qualidade e princípios éticos. 

Recent Posts

Contate-nos

Deixe nos lhe ajudar?

Receba nossas novidades

Conteúdos especiais para você!