TCL Turbinas

Reforma de turbos: o que você precisa saber sobre o assunto?

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Reforma de turbos: o que você precisa saber sobre o assunto?

Como já ressaltado, o turbo do seu veículo requer bastante atenção. Logo, saber identificar os principais problemas é fundamental para que você possa evitar uma série de problemas que possam prejudicar também o seu bolso. O artigo de hoje é “Reforma e turbos: o que você precisa saber sobre o assunto?”

Os danos em um turbo podem implicar diretamente em todo o funcionamento do veículo. Também pode fazer com que você perca o seu motor. Portanto, ficar atento a esses detalhes é algo fundamental.

O artigo de hoje será importante para você saber identificar os principais problemas e quando será o melhor momento de investir na reforma de turbos.

Entenda como é o funcionamento do turbo

Para que o motor turbo funcione corretamente, é necessária uma ação efetiva dos gases de escape, que giram a turbina do ar aspirado e comprimido. Além, é claro, do óleo de lubrificação e refrigeração dos mancais flutuantes e do eixo giratório.

Você deve saber que o óleo é um elemento muito importante na conservação do turbo e pode acarretar sérios problemas.

Dessa forma, o mecânico deve avaliar de maneira minuciosa se existe falta de lubrificação ou se há contaminação, deterioração e oxidação do óleo.

Dicas para o seu turbo ter uma vida útil longa

Para que o motor turbo do seu veículo tenha uma vida longa, é importante você seguir dicas específicas. Guarde todas elas:

1 – Avalie com regularidade o nível e a qualidade do óleo lubrificante.

2 – Faça a inspeção das condições do filtro de ar.

3 – Limpe sempre as mangueiras, conexões e tubulação da linha de lubrificação. Também é fundamental você verificar se as peças não estão dobradas, ressecadas ou amassadas.

4 – Faça a substituição dos filtros no prazo indicado.

5 – Quando você for fazer a troca dos filtros de óleo, encha o filtro com óleo novo. Também faça a instalação e gire o motor, sem dar partida, até o sistema alcançar a pressão ideal.

Sinais de possíveis problemas no turbo

Quando o turbo está com algum problema, ele começa a dar alguns sinais. Esses sinais podem indicar, por exemplo, um ressecamento da mangueira, respiro do motor entupido e pressão inadequado da bomba do óleo.

Com isso, pode ter chegado o momento de você investir na reforma do turbo. Veja momentos em que você deve levantar a possibilidade de reformá-lo.

Ruído desconhecido

Um barulho desconhecido pode ser um sinal de que chegou a hora de investir na reforma do seu turbo. Ele pode ser facilmente identificado e exige uma visita urgente a um profissional qualificado.

O ruído pode significar várias situações, inclusive a quebra das hélices do eixo ou rotor. Por isso, estar atento é fundamental.

Potência baixa

A baixa potência pode ser outro sinal de que a reforma é a melhor alternativa para o momento. O turbo tem a missão de aprimorar o desempenho do seu motor. Se isso não está acontecendo, algo pode estar bastante errado.

Fumaça branca

É outro elemento que chama bastante a atenção. Trata-se de um sinal de alerta de fácil identificação e pode até mesmo apontar danos no seu motor.

Se você identificar o sinal, pare o carro imediatamente e chame um profissional para fazer a avaliação minuciosa do problema.

Outros problemas com o turbo que você deve ter atenção: alta pressão dos motores, carga de massa de ar e sobre alimentação.

Quando devo trocar?

Antes de fazer a substituição do turbo, o técnico irá verificar vários itens, para evitar que a peça seja trocada sem necessidade.

Como os sintomas de falhas do turbo costumam ser os mesmos do motor, é essencial checar o sistema motor-turbo e solucionar os eventuais problemas do motor, antes da remoção do turbo.

Viu como identificar problemas no turbo, o quanto antes, pode ser algo importantíssimo para a saúde do motor do seu veículo? Após a identificação, você chegará a conclusão se a reforma será ou não necessária.

Lembre-se: é fundamental contar com o auxilio de especialistas. Saiba que a TCL pode te ajudar. Entre em contato conosco agora mesmo e relate o seu problema. Iremos encontrar a melhor solução para você. Evite dor de cabeça e conte conosco!

Veja mais conteúdos

Deixe seu comentário

Sobre a TCL

A TCL é uma empresa que marca sua presença no segmento de turbos e compressores de ar há mais de 30 anos, sendo reconhecida por seus clientes devido a sua qualidade e princípios éticos. 

Recent Posts

Contate-nos

Deixe nos lhe ajudar?

Receba nossas novidades

Conteúdos especiais para você!