TCL Turbinas

Detalhes sobre turbo e compressor: saiba como funcionam esses dois sistemas

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Turbo e compressor

Para aumentar o rendimento de um motor por meio de sobrealimentação é utilizado o turbo ou o compressor, dois sistemas diferentes, mas que foram projetados para elevar o desempenho dos motores através do aumento da combustão, gerando um melhor rendimento na potência do veículo, isso sem precisar aumentar o tamanho e a litragem do motor.

Você sabe como funcionam e quais são as diferenças do turbo e do compressor? Apesar de possuírem a mesma função, são sistemas diferentes e possuem suas particularidades. Continue a leitura deste artigo porque vamos esclarecer algumas dúvidas sobre eles.

Compressor

O compressor utiliza o ar do ambiente e entra em funcionamento assim que o motor começa a girar, pois há uma correia ligada diretamente ao motor por meio de polias, e assim cria uma pressão e aumenta a potência e o torque.

A grande vantagem do compressor é que é possível obter uma considerável pressurização em baixas rotações a partir da marcha lenta, já que ele não depende do volume de gases de escape para fazer essa pressurização do ar de admissão.

Outra vantagem é a sua facilidade para instalação, mas possui um maior número de peças e pode gerar uma perda de potência adicional devido ao seu tamanho e peso, o que pode ser visto como uma desvantagem desse sistema.

Turbo

O turbo utiliza os gases de escape do motor como fonte de energia para impulsionamento do motor. É um sistema um pouco mais complexo que consiste em uma turbina e um compressor, onde os gases do escapamento geram uma pressão e fazem girar a turbina em velocidades superiores às dos compressores.

Para que a turbina chegue na velocidade necessária para criar essa pressão, o motor também precisa estar funcionando em rotações mais elevadas, pois o turbo não recebe a quantidade de gases suficientes em baixa rotação.

Os turbos mais antigos geravam um fenômeno conhecido como turbo “lag” que é o atraso que se tem ao pressionar o pedal do acelerador e o tempo de resposta para que o turbo forneça pressão e aumente a potência do motor.

Hoje, com a evolução dos sistemas, foram criados alguns modelos de turbinas que possuem respostas mais rápidas ao serem acionadas. Elas possuem uma geometria variável que possibilitam a mudança do ângulo de posicionamento das suas pás e não dependem dos gases da exaustão para seu acionamento e alto desempenho.

Turbo x compressor: em qual investir?

Para escolher o sistema ideal, você precisa entender e se basear no resultado que deseja obter com a instalação, avaliar o quanto você quer aumentar a potência do motor, quanto está disposto a gastar com a aquisição, com manutenções e com combustível.

Portanto, não existe uma resposta correta pra essa pergunta. Você deve analisar suas expectativas e optar pelo sistema que atenda às suas necessidades.

Cuidados com turbo e compressor

Siga os cuidados recomendados nos manuais, utilize combustível e outros líquidos de qualidade comprovada e faça as manutenções do turbo e compressor dentro do prazo exigido, assim você garante a durabilidade e o melhor funcionamento do seu equipamento.

Ainda ficaram dúvidas sobre turbo e compressor? Entre em contato conosco que iremos ajudar a escolher o melhor sistema para você. Será um prazer atendê-lo!

Veja mais conteúdos

Deixe seu comentário

Sobre a TCL

A TCL é uma empresa que marca sua presença no segmento de turbos e compressores de ar há mais de 30 anos, sendo reconhecida por seus clientes devido a sua qualidade e princípios éticos. 

Recent Posts

Contate-nos

Deixe nos lhe ajudar?

Receba nossas novidades

Conteúdos especiais para você!