TCL Turbinas

Aumente a vida útil da turbina do seu caminhão

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Vida útil da turbina

Importante para o bom funcionamento de um caminhão, a turbina ou turbocompressor é um equipamento que oferece mais ar e pressão correta de carga para o motor.

Dessa forma, isso permite uma maior queima de combustível e mais potência ao veículo. Logo, com essa apresentação, o objetivo do artigo é mostrar como você, caminhoneiro, pode aumentar a vida útil da turbina do seu veículo.

O bom funcionamento de uma turbina

O bom funcionamento de uma turbina depende que o filtro de ar esteja com a manutenção em dia.

Em síntese, o sistema de ar, que englobam mangueiras, abraçadeiras e intercooler, deve estar sem vazamentos. Para completar, a pressão de óleo do motor tem que funcionar adequadamente.

Problemas na turbina

Quando a turbina apresenta defeito, pode ser sinal de que existe algo de errado com o motor do veículo. Assim como qualquer peça, a turbina possui uma vida útil e pode apresentar uma falha repentina, caso não seja realizada a manutenção adequada no veículo.

Os principais sintomas de uma turbina com problemas são: queda de rendimento, aumento do ruído, fumaça branca e redução no nível do óleo dos lubrificantes.

O que é preciso fazer, antes de substituir o turbo?

  1. Avaliar e limpar mangueiras.
  2. Inspecionar as condições do filtro de ar.
  3. Substituir os filtros no prazo indicado.
  4. Ao fazer a troca do filtro de óleo, é necessário encher o novo filtro com óleo novo. Também é necessário instalar e girar o motor sem dar a partida e até que o sistema alcance a pressão ideal.

Afinal, como aumentar a durabilidade da turbina?

Em suma, para aumentar a durabilidade da turbina é necessário seguir uma série de fatores. São eles:

– Substituir os filtros e o óleo lubrificante no prazo que foi estabelecido pela montadora do caminhão.

– Sempre utilizar o óleo lubrificante com as especificações indicadas pela montadora, observando a viscosidade e os aditivos. Isso garante a durabilidade do seu turbo.

– Quando for dar a partida no motor, deixe-o funcionando de 30 a 60 segundos antes de sair com o veículo. Dessa forma, será garantido que o óleo lubrificante chegará ao turbocompressor, o que garante o seu pleno funcionamento.

– Desligue o motor ao estacionar o veículo. Lembre-se de deixá-lo em marcha lenta por aproximadamente 60 segundos. Com isso, as partes móveis do turbo reduzem a sua rotação. Isso evita o desgaste prematura das peças.

Em conclusão, viu como você pode manter a vida útil da turbina do seu caminhão? Basta seguir o que você leu até aqui. Preze pelo bom funcionamento do seu veículo. E também, é claro, pela sua segurança no trânsito.

Precisando de manutenção para turbos? Conte com a TCL Service. Entre em contato conosco!

Veja mais conteúdos

Deixe seu comentário

Sobre a TCL

A TCL é uma empresa que marca sua presença no segmento de turbos e compressores de ar há mais de 30 anos, sendo reconhecida por seus clientes devido a sua qualidade e princípios éticos. 

Recent Posts

Contate-nos

Deixe nos lhe ajudar?

Receba nossas novidades

Conteúdos especiais para você!